Aprendendo mais sobre informática : Uma Breve história do computador


Hoje iremos ver sobre a história do computador, desde de o primeiro instrumento de cálculo.
Iremos ver sobre:
  • Ábaco;
  • Maquina pascalina;
  • Tear automático;
  • Maquina de diferenças;
  • Maquina analítica;
  • Maquina Hollerith


Ábaco

O primeiro instrumento para o auxílio nos cálculos foi o Ábaco, em torno de 2000 A.C., é formado por uma moldura e bastões ou arames paralelos no sentido vertical, é conhecido como Suan-pan na china e no Japão como Soroban, esse instrumento ainda é utilizado em alguns países asiáticos e centros de ensino.


(Imagem 1)

Máquina Pascalina

A máquina pascalina foi inventada por Blaise Pascal um físico, matemático e filósofo e teólogo francês. A Pascalina foi a primeira máquina de somar, criada em 1642, construída com rodas dentadas, tem 10 dentes, e cada um corresponde a um algoritmo de 0 a 9.Os resultados são dados a partir de um mecanismo de “garra” que resolve o problema no transporte.

A partir do ano de 1670 a Pascalina começou a realizar operações de adição e subtração, pode ser feito multiplicações e divisões a partir de métodos de adições sucessivas e subtrações sucessivas, tudo isso graças ao Gottfried Wilhelm Von Leibnitz que aperfeiçoou os mecanismo.
(Imagem 2)


(Imagem 3)


Tear automático

Em 1801 surgiu o tear automático controlado por cartões perfurados, por Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês.
(Imagem 4)


Charles P. Babbage 

Cientista matemático, filósofo, engenheiro mecânico e inventor, o inglês Charles Babbage projetou a máquina das diferenças em 1822, e a máquina analítica em 1833.

Charles Babbage é conhecido como o pai do computador, o seu projeto da máquina analítica, conhecido como “calculador analítico” foi o percursor para o computador atual. Esse projeto era composto de uma memória, em engenho central, engrenagens e alavancas usadas para a transferência de dados da utilização de cartão perfurados e era automático.

A máquina das diferenças de Babbage foi construída para fazer cálculos em tabelas de funções sem a intervenção de um operador humano.

A primeira programadora foi a condessa de lovelace, Ada Augusta Bryron King, que ficou conhecida por ter escrito o primeiro algoritmo na máquina analítica de Babbage.
(Imagem 5 - Máquina Diferencial)

(Imagem 6- Máquina Analítica)

Máquina de Hollerith

Herman Hollerith foi o maior impulsionador do leitor de cartões perfurados, ele se baseou no tear de Jacquard, sua máquina criada para perfurar, tabular e ordenar que revolucionou o processamento de dados.

(Imagem 7)


No próximo post iremos ver mais sobre a história do computador na década de 1940.


Links que foram utilizados para pesquisa para realização do post:
  • chasqueweb.ufrgs.br/
  • dca.ufrn.br/
  • inf.pucrs.br
  • pt.wikipedia.org/


Créditos:

Imagem 1 - (producao.virtual.ufpb.br)

Imagem 2 - (icesi.edu.co)

Imagem 3 - (taringa.net)

Imagem 4 - (thehistoryofinformatic.wordpress.com)

Imagem 5 e 6 - (commons.wikimedia.org)

Imagem 7 - (infomundo.comunidades.net)

Share on Google Plus

About Priscilla Beraldi

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comentários:

  1. Gostou muito do seu blog, fiz faculdade de analise e desenvolvimento de sistemas, mas tecnologia não é pra mim haha </3

    quasereis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir